A prefeitura municipal de Araçuai já decidiu que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município deverá ser construída em um terrreno em frente ao Centro Comunitário do bairro Canoeiro ( Mutirão). No dia 6 de junho, o Diário Oficial da União publicou a relação dos municípios selecionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) a serem contemplados com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Araçuai faz parte dessa lista, além de mais quatro cidades do Vale do Jequitinhonha ( Itaobim, Almenara, Padre Paraíso, Pedra Azul) e duas do Vale do Mucuri ( Águas Formosas e Itambacuri).
O Ministério da Saúde deverá liberar R$ 1,4 mil ( Um milhão e quatrocentos mil reais) para a realização das obras. Os recursos serão repassados em três parcelas, através do Fundo Nacional de Saúde.
O Ministério da Saúde deverá liberar R$ 1,4 mil ( Um milhão e quatrocentos mil reais) para a realização das obras. Os recursos serão repassados em três parcelas, através do Fundo Nacional de Saúde.
O que são as UPAs
Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.
As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.
Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.
As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário